Aposentadoria do Trabalhador Rural

Aposentadoria do Trabalhador Rural

Nem todas as pessoas sabem, mas a Previdência Social oferece um tratamento diferenciado para a aposentadoria do trabalhador rural. Essa é a unica classe trabalhadora que pode receber todos os benefícios oferecidos pelo INSS mesmo sem pagar o valor de contribuição. Quem trabalha na zona rural não precisar contribuir para a Previdência, basta provar que trabalha realmente como lavrador para se beneficiar de todos os recursos do INSS. (Com exceção para a aposentadoria por tempo de contribuição).

Além de não precisar pagar contribuição mensal, o trabalhador rural tem uma redução de 5 anos na idade mínima para se aposentar. Os homens se aposentam quando chegam aos 60 anos, e as mulheres com 55 anos de idade. O valor da aposentadoria rural é fixada em 1 salário mínimo, independente das posses do beneficiário.

É considerado trabalhador rural aquele que exerce atividades do campo como: plantio e colheita, criação de gado e outros animais, entre outros. A inscrição desta categoria de trabalhador pode ser feita através do registro no sindicato, cadastro no INSS ou caso o trabalhador venda produto para ser comercializado por outra empresa é a própria empresa que recolhe mensalmente a contribuição. 

Alguns documentos são necessários para comprovação da atividade rural como  ITR, INCRA, notas fiscais, contrato de arrendamento, comodato, parceria, FUNAI, sindicato, imposto de renda, cartão de vacinação, compra e venda de imóvel rural.

Precisa da orientação sobre os requisitos para a aposentadoria do trabalhador rural? Entre em contato com nosso escritório pelos fones  (62) 3701-3592 / (62) 3701-3593 ou whatsapp (62) 99103-4070.


Novidades Gomes Taveira Você pode se interessar

Deixe um Comentário